icone do telefone

(85) 3283-5959

Doação de sangue é tema de bloco do pré-carnaval

Fevereiro é época de aliar os festejos pré-carnavalescos com a possibilidade de ajudar ao próximo. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, em parceria com o bloco de pré-carnaval, Camaleões do Vila, relembra aos foliões a importância de doar sangue no período que antecede o carnaval. Neste sábado (2) o bloco Camalões desfila às 17h30 na Praia de Iracema, em Fortaleza, com abadás, frases e marchinhas de carnaval em incentivo à solidariedade.

Nos quatro sábados que antecedem o carnaval, o bloco desfila com a temática da doação de sangue. A iniciativa de levar essa campanha para as ruas surgiu do Camaleões do Vila para, além de motivar os brincantes, estimular outros blocos de pré-carnaval a incentivarem a doação. A bateria pretende mobilizar os cearenses propondo um desafio que será lançado nas redes sociais: convidando todos os foliões, ritmistas e fãs de outras agremiações a doarem sangue.

Parceria necessária

Para a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, a ação chega em um ótimo momento. “No período que antecede feriados prolongados como o carnaval, nós nos preparamos para aumentar o estoque de bolsas de sangue para possíveis emergências, então parcerias como essas ajudam a relembrar que a participação da sociedade é essencial nesse processo. Esperamos que o Camaleões do Vila sirva de exemplo para outras instituições que queiram abraçar essa causa”, disse a coordenadora.

De acordo com o mestre da bateria, Leandro Marechal, o bloco se prepara para fazer um grande show de ritmo e de doações. “Nós ensaiamos muito para fazer uma festa linda para nosso público. Além disso, sempre levamos questões sociais para a avenida, unindo a diversão a uma boa causa” explica o mestre que convida todos a participarem. “Queremos que a Praia de Iracema seja inundada pela Onda Verde e pela solidariedade”, diz Leandro. Todos os anos o bloco traz como reflexão um tema social. Em 2019, o Camaleões convida os foliões a refletirem sobre a importância da doação de sangue.

Entre os temas já abordados pelo bloco estão questões como prevenção ao uso de drogas, câncer de mama, talentos da favela, inclusão de deficientes, entre outros. Neste ano, o bloco quer abrir a discussão sobre uma ação que pode ajudar a salvar muitas vidas.

Rede de hemocentros

O Hemoce conta com unidades em Fortaleza e no interior do Ceará para receber os voluntários. Na capital cearense, além da sede na Av. José Bastos, 3390, no bairro Rodolfo Téofilo, que abre de segunda a sexta das 7h30min às 18h30min e aos sábados das 8h às 16h, o Hemoce atende em outros dois postos fixos. Um posto está localizado na Praça das Flores, no bairro Aldeota, que funciona de segunda a sábado das 8h às 14h e outro no IJF, com atendimento todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Os voluntários podem ainda doar nos hemocentros regionais nas cidades de Sobral, Iguatu, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte. “A gente relembra que as doações precisam ser feitas antes da necessidade do paciente, por isso é importante ser um doador de sangue regular e voluntário”. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes no ano e as mulheres a cada três meses, até três vezes no ano.

Serviço

Pré-carnaval do Bloco Camaleões do Vila
Datas: 2, 9, 16 e 23 de fevereiro de 2019
Local: Praia de Iracema (Concentração no Aterrinho)
Concentração: 16h
Horário de saída do bloco: 17h3

Fonte: Secretaria de Saúde do Estado do Ceará

Labtécnica Produtos Para
Laboratório Eireli ME

Av Treze De Maio 255 - A - Fátima
Cep 60040-530
Tel. (85) 3283-5959
CNPJ - 03.183.450/0001-55
IE - 06.284.538-1
Fortaleza - Ceará
labtecnica@labtecnica.com.br

Filial 1
Juazeiro Do Norte - Ceará
Av. Antônio Sales, 282
Conjunto Novo Juazeiro
CEP 63030-440
tel. (88) 3572 2385

Distribuidor